TOP 10 – MELHORES TRILHAS DE JOHN WILLIAMS

JOHN WILLIAMS

Por Davi Gonçalves

Eis uma verdade: não há combinação mais perfeita do que som e imagem – e, consequentemente, música e cinema.

A música desempenha um papel fundamental para a arte cinematográfica. É a trilha sonora que cria todo o clímax de um filme, contribuindo para os mais variados momentos (humor, drama, suspense, etc.).

Já experimentou assistir ao clássico Psicose, de Hitchcock, e deixar a TV no mudo na famosa cena do chuveiro? E o que seria do amor entre o casal Rose e Jack sem a canção água com açúcar interpretada por Celine Dion? Tem como imaginar O Poderoso Chefão sem a marcante música de Don Corleone?

Pois é, música é essencial – e por essa razão, o CCine10 decidiu listar as 10 melhores trilhas de um dos maiores compositores do cinema atual: John Williams, veterano que tem o título de pessoa mais indicada ao Oscar (até aqui, são mais de 40 vezes). Suas composições, marcadas por arranjos grandiosos repletos de instrumentos de cordas e metais, tem conquistado milhares de cinéfilos e amantes de boa música ao redor do mundo.

Confira nossos títulos – e deixe o player ligado para tirar a prova!

UM VIOLINISTA NO TELHADO (Norman Jewison, 1971)

UM VIOLINISTA NO TELHADO

Um dos musicais mais aclamados do cinema, Um Violinista no Telhado é uma ótima alternativa para quem curte o gênero. Mas pouca gente sabe que a adaptação musical e regência desta obra-prima do início da década de 70 foram de responsabilidade de John Williams – o que lhe rendeu o Oscar de melhor trilha sonora naquele ano.

TUBARÃO (Steven Spielberg, 1975)

TUBARAO

Assim como Psicose, o filme de Steven Spielberg tem uma trilha sonora única e facilmente reconhecível – que é essencial para criar o suspense da trama. Vale lembrar que Tubarão foi a segunda parceria entre Spielberg e Williams – que assinou também a trilha de Louca Escapada, no ano anterior.

STAR WARS (George Lucas, franquia desde 1971)

STAR WARS

A obra máxima de George Lucas não poderia ter uma trilha inferior à pérola criada por John Williams – e que se tornou uma marca da série. Arriscaria dizer que, em se tratando de cinema, Star Wars tem a trilha sonora mais famosa de todos os tempos, praticamente um “hino” do público nerd/geek – isso sem falar na Marcha Imperial…

SUPERMAN: O FILME (Richard Donner, 1978)

SUPERMAN

A composição que talvez defina melhor o estilo de John Williams é a de Superman: O Filme – uma das mais conhecidas do cinema e que serviu muito bem para as aventuras de um dos heróis mais queridos.

INDIANA JONES (Steven Spielberg, franquia desde 1981)

INDIANA JONES

O tema do aventureiro Indiana Jones segue os moldes de Star Wars: com muita grandiosidade, a música soa perfeitamente nas cenas de ação do personagem de Harrison Ford – em mais uma parceria entre Spielberg e Williams.

E.T. – O EXTRATERRESTRE (Steven Spielberg, 1982)

ET  O EXTRATERRESTRE

Um dos personagens mais “fofos” do cinema merecia certamente uma excelente música tema – e foi isso que John Williams fez para nosso amado E.T., deixando o filme de Spielberg ainda mais rico e apreciável.

A LISTA DE SCHINDLER (Steven Spielberg, 1993)

A LISTA DE SCHINDLER

Considerado um dos maiores filmes da história (e não estamos falando aqui apenas de sua duração), A Lista de Schindler é a obra-prima de Steven Spielberg que das doze indicações ao Oscar faturou sete – incluindo a de melhor filme e melhor trilha, regida e composta por Williams em um momento de inspiração único. O melancólico solo de violino de Itzhak Perlman é de fazer o espectador ficar aos prantos no cinema.

JURASSIC PARK: O PARQUE DOS DINOSSAUROS (Steven Spielberg, 1993)

JURASSIC PARK

Diretamente da lista de “trilhas cinematográficas mais conhecidas”, temos Jurassic Park, um típico produto do cinema “pipoca” e que foi um sucesso no mundo todo.

HARRY POTTER (vários, franquia desde 2001)

HARRY POTTER

Eu assumo que a série de filmes do bruxinho Harry Potter nunca me chamou muita atenção – mas é inegável que a música composta por John Williams para os primeiros filmes da sequência são muito boas e merecem figurar nesta lista.

LINCOLN (Steven Spielberg, 2012)

LINCOLN

Até o momento, Lincoln é a última parceria de Spielberg e Williams – e se o filme é excelente, boa parte deste mérito se deve ao belo instrumental orquestrado por John.

Comente pelo Facebook

4 Comentários

  1. Fernando

    A melhor é que a do Forrest Gump você esqueceram…

    • Douglas

      Você se enganou amigo, Alan Silvestri é o compositor de Forrest Gump.

  2. Manoel Martiniano

    John Williams realmente pode ser considerado o melhor dos compositores para o cinema. As maiores bilheterias e filmes mais marcantes levam suas músicas.
    Uma correção, a franquia de Star Wars existe desde 1977 e não 1971.

  3. leo

    ja tentaram ouvir todas au mesmo tempo