UM AMOR PARA RECORDAR (Crítica)

Um_Amor_Para_Recordar

FICHA TÉCNICA

Título Original: A Walk to Remember
Ano do lançamento: 2002
Produção: EUA
Gênero: Romance
Direção: Adam Shankman
Roteiro: Karen Janszen, baseado em livro de Nicholas Sparks

Sinopse: Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.

Por Kadu Silva

UM AMOR PARA RECORDAR02

Eu já assisti a esse filme algumas vezes, e dessa vez em função da escolha de vocês na enquete olhei de forma diferente para ele e tentei descobri o que faz dele um sucesso principalmente entre os adolescentes, e como era de se esperar a sua estrutura narrativa tem uma enorme semelhança com Crepúsculo, algo que remete a novelas globais e também algumas séries de TV.

Sua premissa é muito manjada, pois se trata de um adolescente rebelde que em função de uma brincadeira inconsequente teve que prestar serviços voluntários e participar de atividades extras na escola e nisso ele se aproxima da menina mais simples e que vivia sofrendo piadas na escola e disso acontece o amor, só que essa menina guarda um segredo que pode mudar essa grande relação que estava começando a nascer.

O primeiro ato do filme é muito bom, pois o diretor Adam Shankman consegue de maneira bem elaborada desenvolver a personalidade dos personagens e criar com o público uma empatia e um envolvimento surpreendente.

Do meio do segundo ato e o todo o terceiro, o filme se resume em um melodrama radical que para muitos o deixa piegas e chato, só que a meu ver não tinha como fugir disso, pois o filme é baseado na obra de Nicholas Sparks que é conhecido por filmes que carregam em sua narração essa estrutura de grande apelo emocional.

O filme foi um surpreendente sucesso, pois só nos EUA arrecadou mais que o dobro de seu orçamento de produção, além de ter sido um dos grandes vencedores de alguns prêmios teen são eles: os Teen Choice Awards de Melhor Atriz e Melhor Química (é isso mesmo) entre o par romântico, além do MTV Movie Awards de Melhor Atriz para Mandy Moore.

UM AMOR PARA RECORDAR03

O casal protagonista de fato apresenta uma enorme química Shane West e Mandy Moore estão excelentes como par romântico teen, apesar de achar West um pouco desconfortável em algumas cenas, o que não atrapalha o filme no geral.

Apesar de o romance ser o grande chamariz, quero destacar o que para mim é o melhor do filme. A cena em que Landon se desculpa com o e seu pai, usando apenas do apelo contemplativo entre eles para desenvolver esse fim, acerto dos roteiristas, deixando a cena, a mais emocionante do filme e também a mais linda.

Apesar de não ser um romance marcante e com grandes nuances esse Um amor para recordar foi feito para agradar a uma faixa etária especifica e nisso ele é bem competente e consegue emocionar e encantar os jovens que sonham com um amor daqueles.

Para quem ainda não assistiu é um bom filme, que vale a pena ver principalmente com a pessoa amada do lado, sem grandes pretensões apenas para curtir essa história melodramática e romântica, que com certeza vai emocionar.

UM AMOR PARA RECORDAR01

PRÊMIOS

MTV MOVIE AWARDS
Ganhou: Melhor Revelação Feminina – Mandy Moore

TRAILER

3estrelas

Comente pelo Facebook