UM SENHOR ESTAGIÁRIO (Crítica)

UM SENHOR ESTAGIARIO

4estrelas

Por Elisabete Alexandre

UM SENHOR ESTAGIARIO01

Quando meu pai estava com 64 anos, em 2002, ele se aposentou. Eu estava no segundo ano do Ensino Médio, e pude ver como essa mudança foi difícil para ele. Meu pai sempre gostou de trabalhar, ficar em casa o dia todo, sem fazer nada, para ele era realmente o fim. Mas, antes que isso o enlouquecesse de vez, meu pai começou a procurar o que fazer, até que, por fim, ele comprou uma chácara, na qual ocupou a sua cabeça – por bem e, muitas vezes, por mal -, até o ano em que faleceu, 2009.

Em Um Senhor Estagiário, filme escrito e dirigido por Nancy Meyers (Alguém Tem que Ceder e Simplesmente Complicado), Ben (Robert De Niro, de Taxi Driver) é um senhor de 70 anos, aposentado, viúvo, e que já não sabe mais o que fazer com seus dias completamente livres. Ao ver um anúncio de programa de estágio para a terceira idade, Ben decide se inscrever e é contratado para trabalhar em uma recém aberta empresa que vende roupas pela internet, criada e comandada por Jules (Anne Hathaway, de O Diabo Veste Prada). Inicialmente, Jules não dá atenção ao programa, até mesmo rejeita Ben, que foi designado para trabalhar diretamente com ela, mas, com o rápido crescimento da empresa, Jules se sente sufocada e sem saída para os vários problemas que começaram a aparecer, ela está prestes a perder o controle de tudo. É nesse momento que a experiência de Ben fará toda a diferença na vida de Jules.

UM SENHOR ESTAGIARIO02

Hollywood tem medo de tratar da vida humana na terceira idade na maioria de suas produções cinematográficas, mas, felizmente, isso tem mudado. Afinal, não é só os jovens – até 35 anos, em média, como eles consideram – que se apaixonam, tem conflitos, enfim, que vivem, não é mesmo? Acredito que esse medo esteja muito ligado ao medo da morte, um medo social. Ficar velho, antigamente, era sinônimo de que a morte estava chegando, mas hoje em dia, nós vivemos mais e a qualidade de vida no período da terceira idade virou pauta em muitos meios de comunicação e culturais. A prova do que eu estou falando está, mais do que comprovada, no sucesso de crítica e público de produções como Grace e Frankie, série do Netflix, e em Ricki and the Flash – De Volta para Casa, filme com Meryl Streep, que está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Um Senhor Estagiário é um filme leve, que traz uma visão positiva de como é envelhecer e de que, ao contrário do que muitos ainda pensam, essa é só mais uma etapa em nossas vidas, e não o final dela. Aliás, muitas vezes pode ser até um recomeço, assim como é para Ben. Não apenas isso, ele ainda traz uma inusitada amizade entre uma jovem empresária e um senhor de 70 anos, mas sem o clichê do jovem perdido que aprende com o mais velho, aqui ambos aprendem, um com o outro, há uma troca de experiências, é recíproco, e não uma lição de moral. Mesmo não sendo meu gênero de filme favorito, recomendo Um Senhor Estagiário para ser assistido nos cinemas, por ser um filme gostoso de ver e que agrada os mais variados públicos com seu roteiro inteligente, dinâmico e que vem para quebrar alguns tabus do meio cinematográfico. Claro, é preciso ter uma mente aberta e parar de achar que seremos jovens para sempre. O bom mesmo é pensar que teremos a sorte de envelhecer (assim esperamos!), então que seja da melhor forma possível: com diversão.

UM SENHOR ESTAGIARIO03

SINOPSE

Ben (Robert De Niro), é um senhor de 70 anos, viúvo, aposentado e que não sabe mais o que fazer com os seus dias livres. Ao ver um anúncio de uma empresa, que procura pessoas acima de 65 anos para um programa de estágio na terceira idade, ele, então, decide se candidatar. Ben é contratado para trabalhar em uma novíssima empresa que vende roupas pela internet, criada e dirigida pela jovem Jules (Anne Hathaway), com a qual Ben irá trabalhar diretamente.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Nancy Meyers” espaco=”br”]Nancy Meyers[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Nancy Meyers
Título Original: The Intern
Gênero: Comédia
Duração: 2h 01min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 14 anos
Lançamento: 24 de setembro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. Juan Rossi

    A Hathaway sempre surpreendendo, rendeu bela personagem, nem diria incrível, porém De Niro é atuação por excelência, demonstra nos mínimos gestos tudo o que se perpassa pelo desenrolar da película… talvez a direção pudesse ter interposto mais a figura materna castrante da filha empresária ou os dilemas da velhice do estagiário, porém ao final o que resulta emociona muito e isto me bastou. Recomendado!