UMA NOITE DE CRIME (Crítica)

UMA NOITE DE CRIME

3estrelas

Por Igor Pinheiro

UMA NOITE DE CRIME02

Uma boa idéia má executada costuma ser o tiro no pé de boa parte dos filmes, principalmente os de suspense e terror, que acabam não conseguindo fugir de perigosos clichês. E esse, infelizmente, é o caso de Uma Noite Crime, ótima premissa e errada execução.

Escrito e dirigido por James DeMonaco (Assalto à 13ª DP), o longa se passa num futuro próximo, 2022, onde para diminuir a criminalidade durante o resto do ano, o governo cria um dia específico, em que qualquer tipo de crime é permitido por um período de doze horas. A maioria das pessoas se tranca em suas casas e espera o tempo passar, mas algumas vão às ruas para acertar contas ou descontar seu ódio em outros. Parece viagem, mas poderia dar um ótimo resultado, certo? Sim, mas não dá.

Acompanhamos a família Sandin, o pai James (Ethan Hawke – Antes da Meia-Noite), sua esposa Mary (Lena Headey – a Cersei de Game of Thrones) e seus dois filhos. São o modelo de família perfeita com problemas por trás das máscaras e gastam muito dinheiro em um ótimo sistema de segurança para o dia de crimes.

UMA NOITE DE CRIME01

Tudo começa vem até percebermos que tudo está dentro dos padrões da maioria dos filmes de suspense. Personagens dentro da caixa, mais “burros” do que o aceitável em longas do gênero e tramas familiares que já vimos duzentas vezes antes, tipo a filha revoltada e o namorado odiado pelo pai. Não dá…

O filho consegue irritar ainda mais. É o tipo de “criança geninho” que faz o que der na telha, e por isso acaba colocando a família em mais risco ainda quando anônimos invadem sua casa para matar a todos. No fim, aliás, a motivação dos “criminosos” é extremamente vazia e previsível, quebrando o tom surpreendente que o filme parece ter desde o início. A parte legal fica pela atitude da mãe da família e o desfecho em sim, que não deixa de ser divertido.

Aliás, o filme é divertido e não deixo de recomendar para quem gosta do gênero, o problema aqui é o desenvolvimento e os personagens irritantes. O enredo principal é ótimo e já garantiu uma continuação, provavelmente contando a história de outras pessoas durante as horas de crime liberado. Ou será algo envolvendo revoltados contra o governo que tentarão acabar com esse dia? Pode ser um bom caminho também, se bem executado… Ou não.

UMA NOITE DE CRIME03

SINOPSE

Quando o governo norte-americano constata que suas prisões estão cheias demais para receberem novos detentos, uma nova lei é criada, permitindo todas as atividades ilegais durante 12 horas. Este período, chamado de Noite do Crime, é marcado por milhares de assassinatos, linchamentos e outros atos de violência por todo o país. O intuito, segundo o governo, é permitir que todos os cidadãos libertem seus impulsos violentos, garantindo a paz nos outros dias do ano. Neste contexto vive a família de James Sandin (Ethan Hawke), um vendedor de sistemas de segurança que prospera graças à Noite do Crime. Quando o evento ocorre, no entanto, o filho de James aceita abrigar um homem perseguido por psicopatas. Logo, toda a família está em perigo, seja dentro de sua própria casa, com a presença do desconhecido, seja pelas ameaças vindas dos psicopatas em frente ao imóvel, que prometem entrar e matar a todos.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”James DeMonaco” espaco=”br”]James DeMonaco[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: James DeMonaco
Título Original: The Purge
Gênero: Terror
Duração: 1h 26min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook