VIPS (Crítica)

VIPs

4estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: VIPs
Ano do lançamento: 2010
Produção: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Toniko Melo
Roteiro: Braulio Mantovani e Thiago Dottori
Classificação etária: 14 Anos

Sinopse: Marcelo (Wagner Moura) não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios. Sonhando em ser um piloto de avião como o pai, aplica seguidos golpes e se envolve em inúmeras aventuras. Uma dos mais conhecidas é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, durante um Carnaval no Recife. Inspirado na história real de Marcelo Nascimento da Rocha.

Por Kadu Silva

Mais um show de Wagner Moura

VIPS02

Eu não sou ator e nem tenho talento para isso, mas se eu fosse um, com certeza escolheria filmes onde eu poderia mostrar o máximo do meu potencial. Como Natalie Portaman em Cisne Negro, Tom Hanks em Forrest Gump e assim por diante, nesse filme a trama é voltada totalmente para o protagonista, e inteligentemente escolheram o ator que mais faz sucesso nas telonas aqui no Brasil, Wagner Moura.

O filme é baseado na história de Marcelo Nascimento Rocha, um criminoso que ficou famoso por se passar por várias pessoas entre elas um empresário da companhia aérea Gol e por um integrante do PCC.

Já que falei que Cisne Negro o filme em alguns momentos me lembrou a loucura paranoica da Nina, pois o filme é uma obra aberta, por se tratar de um fato verídico o diretor optou por deixar as conclusões para cada espetacular – afinal Marcelo é malandro ou um paranoico?

VIPS01

Toniko Melo espertamente explora a genialidade de Wagner Moura ao máximo o fazendo até cantar no filme e que por sinal mostrou mais uma vez porque é um ator acima da média.

Se não bastasse isso o roteiro assinado por Bráulio Mantovani e Thiago Dottori, é envolto de uma excelente crítica social, mostrando que o brasileiro de certa forma só quer se dar bem, que liga muito para status, dando importância a valores inúteis.

Com boa pitada de humor, drama e suspense o filme nos prende do começo ao filme.

Vale destacar também o belo cuidado técnico na captura das imagens na sonoplastia e na produção me geral, tornando um filme inteligente, divertido e voltado para o grande público.

O Ccine recomenda mais um show do ator vencedor do prêmio Ccine de melhor ator no ano passado.

VIPS03

DESTAQUES

Trilha sonora muito bem selecionada.

Além da boa edição e sem dúvida também do excelente trabalho da direção de arte.

PRÊMIOS

GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO
Indicações: Melhor Ator – Wagner Moura, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora Original).

FESTIVAL DO RIO
Ganhou: Melhor Atriz Coadjuvante – Gisele Fróes, Melhor Ator Coadjuvante – Jorge D´Elia, Melhor Ator – Wagner Moura e Melhor Filme

TRAILER

Comente pelo Facebook