A CONDENAÇÃO (Crítica)

A Condenacao

4estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: Conviction
Ano do lançamento: 2011
Produção: EUA
Gênero: Drama
Direção: Tony Goldwyn
Roteiro: Pamela Gray
Classificação etária: 14 Anos

Sinopse: Kenny (Sam Rockwell) foi acusado por um crime que não cometeu, mas a defensoria pública alega dificuldades para representá-lo e a condenação será iminente. Betty Anne (Hilary Swank) é mãe e trabalha, mas para livrar seu irmão da cadeia decide estudar Direito e enfrentar a promotoria. Baseado em fatos reais.

Por Kadu Silva

Olhar sensível sobre o poder judiciário

A Condenacao02

Até onde o amor entre dois irmãos pode levar um deles a abdicar-se de sua vida em busca da inocente do outro? Em busca dessa resposta que esse filme A Condenação segue a narrativa.

Kenny (Sam Rockwell) é irmão de Betty Anne (Hilary Swank) que foi condenado à prisão perpetua pela morte de uma mulher no começo dos anos 80. Betty buscando a inocência do irmão deixa de lado sua vida só focando esse objetivo. E essa busca ao longo dos anos causam vários transtornos para ela.

O diretor Tony Goldwyn tentando fugir dos clichês típicos do gênero policial, faz um filme sensível, usando uma ótica bem delicada, mostrando que o amor entre esses irmãos é tão forte e intenso a ponto de romper qualquer barreira. Apesar da tentativa o longa-metragem cai nos clichês e no sentimentalismo rasgado que aqui não incomoda tanto, pois o filme é baseado em fatos reais tornado os exageros menos “gritantes”.

A Condenacao01

Hilary Swank faz um bom trabalho compondo essa mulher que esquece de si e de seus filhos nessa busca quase louca.

Já Sam Rockwell seu irmão, apesar de exagerar um pouco na mão em caracterizar sua personagem acaba agradando pela simpática personalidade de Kenny.

O elenco de apoio também agrada bastante, sem grandes destaques.

Tecnicamente o filme chama atenção pela excelente reconstituição de época, pois o longa acontece nos anos 80, como já foi citado.

Apesar de se tratar de um filme de tribunal a boa opção do diretor em suavizar sua visão sobre o caso, consegue emocionar grande parte do público.

O Ccine recomenda esse bom filme que pode te surpreender pela boa dinâmica de sua narrativa, pois é impossível não ficar “preso” no desfecho de caso.

A Condenacao03

DESTAQUE

Para o pessoal do figurino e principalmente da maquiagem que consegue sem exageros mostrar a passagem no tempo que pede a história. Excelente!

TRAILER

Comente pelo Facebook