ACIMA DAS NUVENS (Crítica)

ACIMA DAS NUVENS

4estrelas

Por Kadu Silva

O mágico mundo da imaginação

ACIMA DAS NUVENS02

Sem dúvida alguma a França é um dos países mais férteis, quando pensamos em cinema, e isto desde sua origem. Oliver Assays (Depois de Maio) é um dos seus representantes atuais que dignifica este legado. Em Acima das Nuvens, Assays abusa da criatividade artística para contar uma história, super interessante, sobre o efeito do tempo na vida.

Para narrar está trama Assays usa da metalinguagem em três níveis. O longa é sobre Maria Enders (Julliette Binoche), uma famosa atriz veterana que após anos, sem grandes papeis, recebe um convite interessante, onde atuaria novamente na peça em que a levou para o estrelato. Mas dessa vez fazendo um outro papel.

A peça é sobre uma atriz que acaba se envolvendo com sua assistente mais jovem e vivendo um tórrido romance, mas que acaba de forma trágica. Para ensaiar para a peça, Enders viaja até aos Alpes Suíços, junto de sua assistente (Kristen Stewart).

Para entender melhor os três níveis da metalinguagem que Assays buscou utilizar no filme, vamos analisar primeiramente o casting escalado para o longa. Juliette Binoche, Kristen Stewart e Chloë Moretz. Curiosamente três nomes que não se imaginaria atuando juntas. Binoche atualmente, é vista mais em longas menores e mais “artísticos”. Stewart depois da fama com a saga Crepúsculo, vem buscando filmes mais desafiadores para testar sua atuação e Moretz no auge da fama, vem protagonizando diversos blockbusters. E por incrível que pareça Assays utiliza destas características atuais das atrizes no texto do longa. Satirizando o mercado cinematográfico.

ACIMA DAS NUVENS01

Dessa forma o espectador fica sempre mudando de camada, junto com a delirante imaginação do diretor. Já que o longa, como já citei é sobre uma atriz que está ensaiando para uma peça. E novamente Assays, nos faz testar nossa imaginação, já que a veterana atriz, quando viaja aos Alpes para ensaiar com sua assistente, insinua que está sentindo por ela o mesmo que a personagem que ela viverá na peça sente. Ou seja são três níveis de imaginação para entendermos esta história.

Desta forma ele consegue abrir para diversas discussões interessantes, entre elas: como é passageira a fama, como o tempo é curto, quando não sabemos aproveita-lo, como saber envelhecer, como a vida real e a vida ficcional podem ser uma só, e assim por diante.

O roteiro do longa, que aparentemente parece confuso é brilhante, já que seu texto, consegue imprimir diversas críticas, sem ser piegas ou sem querer ser melhor que ninguém. Entendemos os porquês de suas citações e conseguimos seguir a imaginação do diretor e roteirista Assays.

Assays como já citei, buscou a dedo suas atrizes, até porque a vida atual delas, teve total influência no texto do longa, ainda assim, as três estão brilhantes em seus papeis. Binoche brilha de forma intensa e tem em algumas cenas com Kristen, alguns dos momentos mais memoráveis do cinema nos últimos anos.

Sem quase a utilização de trilha sonora e com uma fotografia auxiliada pelas paisagens deslumbrantes dos Alpes, o longa é tecnicamente super competente. Pode, para quem não gosta de longas muito verborrágicos, cansar. Já que ele é praticamente 100% feito atrás de diálogos e alguns intensos e bem longos.

Acima das Nuvens, nos mostra que o tempo é bem curto, portanto é importante saber aproveita-lo, para não se lamentar no futuro. Portanto aproveite esta bela obra do cinema francês.

ACIMA DAS NUVENS03

SINOPSE

Maria Enders (Juliette Binoche) é uma famosa atriz que fica perturbada com o fato de que JoAnn (Chloë Moretz), jovem estrela de Hollywood, irá interpretar o papel que a fez famosa há vinte anos. Convidada a dividir o palco com a novata, Enders viaja até os Alpes para ensaiar e conta com o apoio de sua assistente (Kristen Stewart) no confrontamento com a representação de seu passado.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Olivier Assayas” espaco=”br”]Olivier Assayas[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Olivier Assayas
Título Original: Clouds of Sils Maria
Gênero: Drama
Duração: 2h 4min
Ano de lançamento: 2014
Classificação etária: 16 Anos

TRAILER

Comente pelo Facebook