ALÉM DA VIDA (Crítica)

ALEM DA VIDA

4emeio

FICHA TÉCNICA

Título Original: Hereafter
Ano do lançamento: 2011
Produção: EUA
Gênero: Drama
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Peter Morgan

Sinopse: Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie (Cécile De France) é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) perde alguém muito ligado a ele e parte em busca desesperada por respostas. Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mundar para sempre as suas crenças.

Por Kadu Silva

Muito além da religião

ALEM DA VIDA02

Eu já disse aqui que não sou crítico oficial de filmes, escrevo, mostrando a visão do público sobre a experiência de ver um longa. Mas como estudei cinema e tenho uma certa experiência na técnica, faço alguns comentários mais “apurados” do que vejo, mas nem sempre vou ao cinema com esse objetivo ainda mais quando o filme em questão tem Clint Eastwood (direção) e Matt Damon (atuando) que vou para apreciar.

Clint Eastwood me conquistou totalmente por Menina de Ouro e o Matt Damon é um dos atores que eu mais admiro, costumo dizer que não tenho ídolos, mas esse cara eu gostaria de apertar a mão, abraçar, sei lá, ele é realmente um astro que brilha na minha constelação.

Antes de mais nada, gostaria de falar para você que gostou de Nosso Lar, veja esse filme e entenda porque os críticos não foram tão generosos ao comentar sobre o filme.

Além da vida é mais um filme com a bela e sensível direção de Clint Eastwood que fala de um tema muito explorado ano passado, principalmente pelos filmes nacionais o espiritismo, só que de uma forma correta, sem estereotipá-lo e sim mostrá-lo quase como uma visão de um leigo e, além disso, tem outro grande mérito, que em nenhum momento tenta te converter a religião.

ALEM DA VIDA03

Com um belo roteiro, uma fotográfica lindíssima assinada por Tom Stern e uma trilha emocionante que surpreendemente é assinada pelo Clint Eastwood, Além da vida é das estreias do ano até agora a mais interessante.

Além de tudo isso ainda tem Matt Damon em uma atuação excelente, para variar, bom não vou escrever muito sobre isso, porque eu sou suspeito (risos).

Lembrei de uma citação que li no livro de um crítico americano que dizia que um filme para ser marcante tem que ter pelo menos 3 grandes cenas então, Além da vida entra nesse seleto grupo, tem cenas extremamente sensíveis e emocionantes, os dois destaques, (calma, sem spoilers) a cena da aula de culinária com os olhos vendados que é uma das coisas mais sensuais e eróticas que já vi sem mostrar nada de nu (genial) e a cena do metrô que é de arrepiar (só de lembrar me arrepiei novamente) sem contar outras cenas belíssimas que para citar teria que falar além da conta e ia estragaria essa experiência que vale mais a pena.

Diante de tantos elogios é claro que o Ccine recomenda esse excelente filme do Clint Eastwood, não é o seu melhor mais é um que está acima da media das produções dos últimos tempos.

ALEM DA VIDA01

DESTAQUES

Para mim sem dúvida o maior dos destaques é George e o Frankie McLaren os garotinhos que fazem os irmãos gêmeos. Das três histórias do filme é mais tocante e que mais aproxima o público do filme.

Apesar de já citar, vale ressaltar o roteiro, que é realmente uma jóia que prende totalmente o espectador ao filme de forma brilhante e que consegue fazer o desfecho das histórias de forma bem coerente.

PRÊMIOS

OSCAR
Indicação: Melhores Efeitos Especiais

TRAILER

Comente pelo Facebook