ALVO DUPLO (Crítica)

Poster Cinema 1a Bullet To The Head.indd

Violência, muito sangue e ação no estilo de filme anos 80

Já havia comentado na crítica do filme O Último Desafio, que o sucesso de Os Mercenários havia despertado em Hollywood uma volta no estilo de filme de ação dos anos 80. Alvo Duplo é mais um que chega tentando alcançar sucesso com essa temática.

No país de origem foi um grande fracasso de bilheteria, agora começa a ser distribuído pelo mundo, mas acredito que não irá muito longe, afinal o resultado é bem desanimador, ou melhor, desanimador para quem gosta de algo mais envolvente e interessante, porque para os fãs do gênero ação e muita porrada o filme é perfeito.

A trama é o mais do mesmo. Jimmy Bobo (Sylvester Stallone) é um delinquente que cresceu no mundo do crime. Vive como matador de aluguel, em sua última missão acaba perdendo seu parceiro. É então que o detetive Taylor Kwon (Sun Kang) aparece, e acaba se juntando com Bobo. Taylor quer encontrar os chefões dessa máfia e Bobo quer se vingar de quem matou seu parceiro e ainda o traiu, não pagando pelo serviço encomendado.

O roteiro fraco e falho, não apresenta uma história envolvente, o que vemos são situações que buscam sempre chegar em cenas de ação, sem grande desenvolvimento da narrativa. Segundo uma conversa que presencie após a sessão, é disso que o nicho do filme busca, um entretenimento com muita ação e violência, nesse quesito há um grande acerto.

O desenvolvimento dos personagens são bem realizado tanto Bobo como Taylor tem seu perfil mostrado de forma convincente, um dos vilões Keegan (Jason Momoa) é bem arquitetado, o que deixa a desejar um pouco é o vilão principal Morel interpretado muito bem pelo carismático Adewale Akinnuoye-Agbaje, o Eko de Lost.

Mas a dupla principal Sun Kang e Sylvester Stallone não apresentam um mínimo de química, fato fundamental para não dar para o filme o verdadeiro valor que poderia ter. A escolha de Kang é claramente para tentar agradar os orientais e lógico aumentar a bilheteria por lá, mas não deu certo com Stallone.

ALVO DUPLO01

O grande acerto do roteiro é manter o tom de humor nos diálogos, existe um deboche entre Sun Kang e Sylvester Stallone, um sobre a velhice e outro sobre os hábitos dos orientais. A própria narrativa de Stallone tira o tom serio do filme, é uma grande brincadeira para machões e nada mais.

É interessante notar como o personagem de Stallone é o ante herói imortal e imbatível, até contra um gigante musculoso como Jason Momoa ele se sobressai e por falar nisso, a cena dos dois com os machados é antológica para quem curte lutas é de tirar o fôlego.

O diretor Walter Hill não apresenta nada além do esperado, muita ação e violência com uma câmera frenética, até exagerada nas cenas de ação, mas que consegue cumprir o que promete com o filme.

Então se você tiver mais de 30 anos e gosta do estilo de ação dos anos 80, Alvo Duplo é a grande pedida para curtir no cinema essa semana, caso contrario sugiro esperar para conferir em DVD ou Blu-ray, porque nada no filme é novo ou interessante a ponto que não se possa esperar para ver depois.

DESTAQUE

Para e interessante atriz Sarah Shahi, que faz a filha de Stallone, o moça tem uma bela presença cênica. Acho que pode ter futuro.

SINOPSE

Jimmy Bobo (Sylvester Stallone) e Taylor Kwon (Sun Kang) pertencem a lados opostos da lei. O primeiro é um matador de aluguel, enquanto o segundo é um detetive da polícia de Nova York. Contudo, dois assassinatos implacáveis acabam reunindo a dupla numa perigosa jornada pelas ruas de Nova Orleans e pelos bastidores de Washington, em busca de vingança pela morte dos respectivos parceiros.

ALVO DUPLO02

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Sylvester Stallone (James Bobo)” espaco=”x”]Sylvester Stallone[/do][do action=”cast” descricao=”Sung Kang (Taylor Kwon)” espaco=”x”]Sung Kang[/do][do action=”cast” descricao=”Jason Momoa (Keegan)” espaco=”x”]Jason Momoa[/do][do action=”cast” descricao=”Adewale Akinnuoye-Agbaje (Morel)” espaco=”br”]Adewale Akinnuoye-Agbaje[/do]

DIRETOR

[do action=”cast” descricao=”Walter Hill” espaco=”br”]Walter Hill[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Alessandro Camon, Alexis Nolent, Walter Hill
Título Original: Bullet to the Head
Gênero: Ação
Duração: 1h 31min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 16 Anos

TRAILER

2estrelas

Comente pelo Facebook