Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim (Crítica)

Kadu Silva

Produzido pelo cantor Elton John, e repleto de sua influência na construção da obra, a sequência de Gnomeu e Julieta, mais uma vez, usa como base um famoso conto britânico, para ser o pano de fundo de uma nova aventura da dupla protagonista e seus amigos gnomos.

Dessa vez Gnomeu e Julieta, estão começando a preparar o novo jardim para receber a primavera, quando misteriosamente todos os gnomos que viviam ali com eles somem, é então que a dupla se junta ao famoso investigador Sherlock Gnomes e seu fiel companheiro Watson, para decifrar o que está acontecendo naquele jardim e em todos os outros da cidade.

O roteiro de Andy Riley (Gnomeu e Julieta), mescla a estrutura do conto base, com referências contemporâneas, tornando assim, a animação uma obra atual, principalmente porque o texto usa muita referência dos assuntos atuais para criar situações de humor. Obviamente, que a estrutura é previsível e bem clichê, e o tom da aventura é bem infantil, mas que apesar disso, consegue envolver o espectador do começo ao fim.

Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim (Crítica)

Outro problema do roteiro é o desenvolvimento do arco dramático, com o ultrapassado formado do maniqueísmo, do bem contra o mal, – uma escolha que acaba tornando ainda mais infantilizada a narrativa. É evidente que em determinados momentos as reviravoltas ao longo do filme coloque o pé em uma ideia mais ousada nessa estrutura, mas fica somente na intenção (infelizmente).

Em contrapartida, os cenários construídos pelo diretor John Stevenson (Kung Fu Panda), são impecáveis em retratar a Inglaterra e seus pontos turísticos mais famosos, tal resultado é fruto de um capricho impressionante dos elementos gráficos. Ainda nessa parte técnica outro destaque é para o som, que nunca deixa de lado o fato dos personagens serem “objetos” de louça, que tomam vida quando os humanos não estão olhando, uma ideia muito parecida com a franquia Toy Story (ou seja, criatividade zero).

Elton John, além de ter uma versão gnomo sua, que faz uma pequena, mas marcante participação da história, suas canções famosas embalam a aventura desse carismático casal, para os fãs do cantor é uma animação imperdível.

Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim tem exatamente todos os elementos do seu anterior, uma aventura pouco original, mas de gráficos impecáveis.

Pôster de divulgação: Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim

Pôster de divulgação: Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim

SINOPSE

Gnomeu e Julieta chegam à Inglaterra, preocupados em preparar o jardim para a primavera e rever os amigos britânicos. No entanto, a dupla começa a perceber que os gnomos estão sendo sequestrados em toda a cidade. Eles recorrem ao gênio da investigação Sherlock Gnomes que, junto de seu fiel companheiro Watson, embarca numa aventura para solucionar o mistério.

DIREÇÃO

John Stevenson  John Stevenson

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Andy Riley
Título Original: Sherlock Gnomes
Gênero: Animação, Comédia
Duração: 1h 27min
Classificação etária: Livre
Lançamento: 31 de maio de 2018 (Brasil)

VEJA TAMBÉM

Comente pelo Facebook