HOMEM DE FERRO 3 (Crítica)

CAGED_020J_C_POR-BR_70x100.indd

Por Silas Mendes

“Seguindo os eventos de Homem de Ferro 2 e Os Vingadores, Homem de Ferro 3 volta a depositar sua atenção na célula terrorista Dez Anéis que tem seu inescrupuloso líder “revelado”, o Mandarin (Ben Kingsley).

Tony Stark (Robert Downey Jr.) começa o filme citando a frase “Nós criamos nossos demônios” e então retorna ao ano novo de 1999 para nos mostrar o inicio da tecnologia Extremis. Vemos Aldrich Killian (Guy Pearce) e Maya Hansen (Rebecca Hall) criadora e financiador do projeto Extremis e ambos sendo destratados por Tony.

De volta ao presente, Tony não consegue dormir e trabalha sem parar em suas armaduras, mais exatamente no prototipo da Mark 42, o que deixa Pepper (Gwyneth Paltrow) preocupada.

Como força de combate ao Mandarin, o governo recria a imagem do Máquina de Guerra e o torna no “Patriota de Ferro”, a mesma armadura presente em Homem de Ferro 2, mas pintado com as cores da bandeira americana e uma estrela sobre o círculo do reator no peitoral.

HOMEM DE FERRO 301

Talvez o ponto mais interessante de toda a trama, seja a relação de causa e efeito que fundamente toda sua construção.

Devido aos acontecimentos em Nova Iorque e vistos em Os Vingadores, Tony desenvolveu transtorno pós trauma e tem ataques de ansiedade sempre que lembra ou é lembrado do Buraco de Minhoca.

Além disso, os acontecimentos de Vingadores e do universo próprio de Tony, faz com que o personagem mergulhe em seu trabalho procurando criar armaduras que possam defender a si e aos outros, e ao se deparar com Deuses (Thor e Loki) e pessoas com poderes reais (Hulk e Capitão América) Tony passa a se ver inferior e menos capaz de proteger Pepper.

Apesar do trailer e dos pôsteres apresentarem um filme muito mais dramático, Homem de Ferro 3 mescla muito bem suas grandes doses de ação com boas cenas de humor e drama, criando algo equilibrado. Na verdade, é interessante notar que algumas cenas de humor estão ligadas a ação e não se tornam gratuitas, servindo a trama (cena pós resgate ao força aérea 1, por exemplo).

Além da fidelidade ao próprio universo, apresentando evoluções nas armaduras, Homem de Ferro três consegue ser fiel ao seu personagem ao mostrar como esses acontecimentos o influenciaram e como há uma relação de Causa e Efeito em todo esse universo (é interessante pensar que se a Marvel realmente seguir o caminho de Planeta Hulk, Stark seja um dos responsáveis por mandar o gigante verde pro espaço, mesmo tendo uma amizade com o cientista Bruce Banner).

HOMEM DE FERRO 302

O 3D não é algo necessário. Você não irá perder nada e caso veja em 3D não saíra muito impressionado, mas também não é algo que cause arrependimento. Não indico para quem tem dores de cabeça ou nos olhos, 2 horas e 20 minutos de produção podem se tornar um inferno.

O único ponto fraco talvez seja a trilha sonora, que não chega a ser ruim, mas muda muito da trilha presente nos filmes de Favreau, o Heavy Metal dá lugar a algo mais leve, mas longe disso prejudicar, talvez seja até importante para passar uma aura diferente da presente nos dois primeiros filmes.

Homem de Ferro 3 não é um filme impecável, pode incomodar em um momento ou outro, mas os pontos positivos são muitos e acredito que agradará a maioria. Se for mesmo o fim para o incrível Tony Stark de Robert Downey Junior, terá sido um ótimo fim. Fiel a si e eficiente, para si e para o Universo Marvel

P.S. Fiquem depois dos créditos (os créditos finais) que há uma cena pós créditos”.

HOMEM DE FERRO 303

SINOPSE

Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) vem enfrentando dificuldades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim (Ben Kingsley), decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e capturando Pepper. Para enfrentá-lo Stark precisará ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracassar.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Shane Black” espaco=”br”]Shane Black[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Don Heck, Drew Pearce, Jack Kirby, Larry Lieber, Shane Black
Título Original: Iron Man 3
Gênero: Aventura
Duração: 2h 11min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 12 Anos

TRAILER

4estrelas

Comente pelo Facebook

6 Comentários

  1. John Constantyne

    Ótimo comentário. Verei de olho no que você disse.
    Só uma dica: Cuidado com a palavra áurea que quer dizer referente a ouro. Você queria dizer AURA de um aspecto envolvente.

    • Kadu Silva

      Bem observado John, já estamos fazendo a alteração. Obrigado pelo elogio e pela visita. Volte sempre!

  2. Anderson Silva

    O layaut do site ficou bom, e boa critica …
    indo assistir…

    • Kadu Silva

      Obrigado Anderson. Vai ter muitas novidades em breve!

      Ah depois nós diga o que achou do filme.

      Volte sempre! Abraço.

  3. Elias

    Acabei de assistir e te garanto Shane Black acabou com esse filme lixo mencionou que em 3D é mais ridículo ainda não tem nada. me deu sono em assistir esse filme pena esperava mais.

  4. Gabriel Lourenço

    Achei muito bom sua critica sobre o filme ainda nao assisti mais pela critica deve ser bom