INVASÃO A LONDRES (Crítica)

INVASAO A LONDRES

Por Kadu Silva3emeio

Os “super-heróis” norte-americanos estão de volta

INVASAO A LONDRES02

Invasão a Londres é a continuação de Invasão a Casa Branca de 2013 e como era de se esperar segue todos os pré-requisitos do anterior, muita ação, o patriotismo exacerbado dos norte-americanos e eles (novamente) como os salvadores do mundo.

Nessa sequência ocorre uma morte misteriosa com o primeiro-ministro britânico, e em função disso os principais líderes mundiais se preparam para ir ao funeral, no entanto tudo não passa de uma armadilha que tem como objetivo exterminar todos poderosos de uma só vez, mas os terroristas islâmicos não sabiam que o presidente norte-americano, Benjamin Asher (Aaron Eckhart) contava com a proteção de Mike Banning (Gerard Butler), e então terão que caça-lo por Londres e terminar a vingança.

O roteiro de Katrin Benedikt e Creighton Rothenberger segue a cartilha de filmes de ação, muita perseguição, reviravoltas, tensão e o alivio por conseguir alguns êxitos, e é isso que Invasão a Londres apresenta, nada de novo. Algo que não é novo, mas que agrada bastante são os poucos, mas divertidos alívios cômicos entre Butler e Eckhart, algo que só reforça a ideia de um filme ao estilo super-heróis Marvel, DC Comics.

INVASAO A LONDRES01

Para quem ainda não notou, vale destacar que as novas produções de ação de Hollywood mudaram o foco dos vilões que até pouco tempo eram os russos, onde se reviviam a Guerra Fria, hoje o principal alvo são os povos islâmicos, falta de criatividade ou uma tentativa de colocar na ficção algo mais próximo do real? Seja lá qual for a resposta, vejo esse maniqueísmo de forma negativa, já que pouco se explora nesse longa e na maioria deles os pontos de vistas dos adversários, mas não é definitivamente o filme para se pensar e sim para entreter quem gosta de ação, então…

Já a direção do iraniano Babak Najafi (Banshee) que estreia em Hollywood, também não apresenta nada de inovação, mas sem dúvida revela-se um ótimo criador no quesito clima de tensão, tanto pelas locações claustrofóbicas como a iluminação e a trilha sonora, tudo ajuda em criar o clima de angustia que praticamente se encontra em toda a narrativa, logo no inicio acontece a primeira grande cena de ação e isso segue sem respiro para o espectador, são quase 100% do tempo em cena de ação sobre cena de ação, destaque para a perseguição de carros pelas ruas de Londres é adrenalina pura!

Por falar nessas tais cenas, mesmo não sendo algo que prejudique o filme de forma efetiva, chama atenção negativamente os fracos efeitos visuais, tem algumas cenas que parecem feitas em casa com recursos amadores, para quem tem o olho treinado logo nota a falha ou talvez o pouco recurso.

O elenco está ótimo, Aaron Eckhart (Batman: O Cavaleiro das Trevas) e Gerard Butler (300) principalmente, já que são os mais exigidos, mas a presença cênica de Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade) rouba qualquer cena, seu carisma enche a telona sempre que está presente.

Invasão a Londres cumpre o que promete, apresenta um filme repleto de cenas de ação, onde o único objetivo é levar o espectador a diversão e nada mais.

INVASAO A LONDRES03

SINOPSE

A trama começa em Londres, quando o Primeiro Ministro britânico morre em circunstâncias misteriosas. Seu funeral, obviamente, é um evento obrigatório para todos os principais líderes do mundo ocidental, cercado do maior e melhor sistema de segurança do planeta.

No entanto, o evento acaba se tornando a ocasião ideal para o assassinato dos líderes mundiais, a destruição dos grandes monumentos da capital inglesa e a promessa de um terrível futuro. Apenas três pessoas têm esperança de interromper a tragédia: o presidente dos Estados Unidos Benjamin Asher (Eckhart), o chefe do seu serviço secreto (Gerard Butler) e uma agente do MI-6, o Serviço Secreto britânico, que não confia em absolutamente ninguém.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Babak Najafi” espaco=”br”]Babak Najafi[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Katrin Benedikt e Creighton Rothenberger
Título Original: London Has Fallen
Gênero: Ação
Duração: 1h 39min
Ano de lançamento: 2016
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: 7 de abril de 2016 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook