INVASÃO DE PRIVACIDADE (Crítica)

Kadu Silva

Tema contemporâneo, mas com o desenvolvimento pouco moderno

Muito se discute que um dos principais problemas desse século será ou já é a falta de privacidade que o avanço na tecnologia acabou gerando em nosso dia-a-dia. Invasão de Privacidade utiliza desse tema como base de seu arco dramático para um suspense policial que no mínimo é interessante como reflexão sobre nossa vulnerabilidade no mundo virtual que tanto fazemos uso no cotidiano atual.

No longa Mike Ryan (Pierce Brosnan) é um homem de negócios, super bem-sucedido, que acaba se envolvendo com Ed Porter (James Frecheville) um jovem especialista em informática. Os dois ganham intimidade e o rapaz então começa a assediar a filha de Mike, que não se agrada disso, é então que Ed começa a usar suas habilidades com T.I. para ameaçar os negócios e a família do empresário.

O roteiro de William Wisher Jr. (13º Guerreiro) e Daniel Kay (Regresso do Ma) peca em não conseguir encontrar agilidade na narrativa. O filme só ganha dinamismo no terceiro ato quando o suspense e ação ganham protagonismo, faltou transformar a história por completa em uma trama de tensão como o tema pedia. A própria relação de intimidade entre Mike e Ed não é muito bem desenvolvida no início, faltou nos diálogos uma malicia que justificasse as atitudes até certo ponto inocentes de Mike. Outro equívoco é solução do clímax final que além de não dar respostas a todas as pontas abertas é feito de forma pouco criativa.

Outro grande incomodo no filme é a trilha sonora que as vezes quer ser mais importante que a história narrada, sem contar que para um longa que apresenta a tecnologia como assunto principal faltou uma modernidade na montagem.

Apesar de todos esses problemas (graves), o filme merece a atenção por colocar luz num assunto que precisa ser discutido e visto com grande atenção por todos, pois a tecnologia apesar de importante para o desenvolvimento mundial, pode ser capaz de nós deixar expostos a pessoas com caráter bem duvidoso, ou seja, todo cuidado é pouco quando assunto é privacidade virtual.

INVASAO DE PRIVACIDADE

SINOPSE

Mike Ryan (Pierce Brosnan) é um homem de negócios bem-sucedido, mas que possui um mal relacionamento profissional com um jovem consultor de informática. O rapaz começa a assediar a filha de Mike e passa a usar suas habilidades com a tecnologia para ameaçar os negócios, a família e a vida dele.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”John Moore” espaco=”br”]John Moore[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: I.T.
Título Original: Inferno
Gênero: Suspense, Policial, Drama
Duração: 1h 35min
Classificação etária: 14 Anos
Lançamento: 10 de novembro de 2016 (Brasil)

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. Alexandre Figueiredo

    Apesar de mostrar a vulnerabilidade que temos sobre a privacidade nos dias de hoje, o desfecho do filme é previsível.