O ATAQUE (Crítica)

O ATAQUE

3estrelas

Por Kadu Silva

O ATAQUE01

Tudo na vida é questão de ponto de vista, de interpretação pessoal, digo isso, porque logo que sai da sessão de O Ataque, estava quase em estado de choque pelos absurdos de roteiro que via em tela, mas refletindo, exatamente para escrever sobre o filme comecei a olhar o longa por outra perspectiva, afinal quem dirige o filme é Roland Emmerich (Independence Day, 2012), o diretor explosivo, ou melhor o diretor que adora explosão (risos).

Não sei exatamente se era essa intenção dele, mas talvez o filme é uma visão ou um sonho infantil de como seria uma invasão na casa branca, principalmente se levarmos em conta a cena inicial, portanto vendo por esse lado O Ataque se torna um filme bem interessante. E isso me chamou atenção, porque o grande destaque do filme é exatamente a garotinha Joey King, que faz a filha de Channing Tatum e que projeta no pai um grande herói no correr da narrativa. E como sempre tento ver o lado bom das coisas, vou analisar o filme por essa ótica.

Essa história quase lúdica é sobre um ex militar, John (Channing Tatum), que tinha o sonho de entrar para a equipe do serviço secreto da Casa Branca. Separado e pai de uma menina, John, leva sua filha para uma visita a Casa Branca, já que a menina é apaixonada por tudo que envolve o presidente e a residência presidencial, nesse dia John teria uma entrevista para tentar a vaga no tão sonhado cargo, mas ele e sua filha acabam sendo reféns numa invasão a Casa Branca, que acabava de acontecer.

O ATAQUE_site

E no melhor estilo Duro de Matar, John terá que se livrar de uma gangue para salvar o presidente e sua filha.

O roteiro de James Vanderbilt é totalmente irreal, não chega a ser brincalhão como os Mercenários 2, mas é mostrando numa visão completamente absurda das coisas e dos fatos, a todo o momento, a ponto de ter hora que você fala, não é possível que ele realmente colocou isso no roteiro, puts… totalmente fora da realidade, essa formato acaba por deixar o filme previsível.

Sem contar os diálogos, que são extremamente forçado e com várias piadas bobas, e chega um momento que você precisa mergulhar totalmente na ideia de Emmerich, se não fica difícil ir até o final do filme, porque ele não poupa em nada as loucuras “cômicas” e de explosões, dos mais variados jeitos.

Como citei acima sobre a possível tentativa do diretor de dar para o filme uma visão infantilizada, se isso realmente é a intenção, ele pecou em aproveitar mais do talento da garota e mostrar através da angulação de suas lentes que era essa sua proposta, não fica claro, você precisa interpretar por algumas deixas, que é possivelmente essa a ideia.

Mas o filme é um prato recheado de elementos que vai cair direitinho na graça do grande público, o apelo emocional familiar, o bonitão da vez, a referencia a Duro de Matar (inclusive no vestuário de Channing Tatum, as inúmeras cenas de ação e explosão, e os personagens carismáticos, não tem como errar, mas o fundamental é deixar o cérebro em casa e ai meu caro (a) boa diversão!

O ATAQUE02

DESTAQUE

O esperto uso da tecnologia, dentro do desenvolvimento da trama (um filme de ação, com resgate do formato do passado, mas com uma visão atual).

SINOPSE

O ex-miliar John Cale (Channing Tatum) tinha o grande sonho de entrar para a equipe do serviço secreto que protege o presidente dos Estados Unidos (Jamie Foxx), mas vê sua intenção ir por água abaixo quando não é aprovado na seleção. Sem saber como dar a notícia para sua filha, ele a leva para um passeio à Casa Branca. O que John não esperava era que neste mesmo dia o local fosse atacado por um grupo paramilitar fortemente armado. Com o governo tendo que enfrentar o caos na nação e o relógio correndo, cabe a John encontrar algum jeito de salvar o presidente do ataque.

ELENCO

[do action=”cast” descricao=”Channing Tatum (John Cale)” espaco=”x”]Channing Tatum[/do][do action=”cast” descricao=”Jamie Foxx (Presidente James Sawyer)” espaco=”x”]Jamie Foxx[/do][do action=”cast” descricao=”Maggie Gyllenhaal (Agente Carol Finnerty)” espaco=”x”]Maggie Gyllenhaal[/do][do action=”cast” descricao=”Joey King (Emily)” espaco=”br”]Joey King[/do]

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Roland Emmerich” espaco=”br”]Roland Emmerich[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: James Vanderbilt
Título Original: White House Down
Gênero: Ação
Duração: 2h 12min
Ano de lançamento: 2013
Classificação etária: 14 anos

TRAILER

Comente pelo Facebook