O VERÃO DE SANGAILE (Crítica)

O Verao de Sangaile

4estrelas

Por Kadu Silva

O VERAO DE SANGAILE02

Romances, ainda mais os homoafetivos, tendem ser, sempre mais do mesmo, com raríssimas exceções. É por isso, que quando tem uma produção, que se mostra original nessa temática, ela consegue ser tão marcante. Em o Verão de Sangaile, testemunhamos o nascer de um romance entre duas jovens garotas, contado de forma super delicado.

Na trama conhecemos Sangaile (Julija Steponaitytė) ela é uma jovem introspectiva e apaixonada por aviões de acrobacias, já Auste (Aistė Diržiūtė), é o oposto, extrovertida, alegre, gosta de cinema, fotografia e é atendente numa loja de doces. Elas se conhecem numa feira de aviões e logo começam uma amizade, que aos poucos se torna um grande amor.

O roteiro humano, segue o destino das duas garotas, de forma muito sensível. A diretora Alanté Kavaité, utiliza de simbologias para desenvolver a personalidade delas. E o mais interessante é que todo envolvimento emocional, acontece sem pressa, fato que consegue deixar o espectador torcendo pelo amor do casal.

O VERAO DE SANGAILE01

Kavaité se mostra uma exímia diretora, utilizando sua câmera, os figurinos, a direção de arte para narrar sua trama, sem precisar dizer muita coisa, sem a “bengala” preguiçosa do didatismo, ou seja, ela não subestima a inteligente de seu público. É uma das mais interessantes direções em longas-metragens do ano.

As atrizes que vivem Sangaile e Auste, estão excelentes. A composição minimalista de uma contrastando com a exuberância alegre da outra é facilmente notável e o olho no olho do casal apresenta uma química notável.

Tecnicamente o filme também é deslumbrante, fotografia de encher os olhos, direção de arte genial, trilha sonora doce, assim como a proposta do filme.

O Verão de Sangaile é uma produção simples em seu arco dramático, mas de fácil identificação com o público, por se tratar de um belo romance. Além disso contém elementos incrivelmente criativos e tocantes na linha narrativa.

O longa-metragem foi o escolhido pela Lituânia, para concorrer a uma vaga entre os finalistas a melhor filme em língua estrangeira no próximo Oscar, que terá suas indicações anunciadas no dia 15 de janeiro.

O VERAO DE SANGAILE03

SINOPSE

Sangaile, de 17 anos, é fascinada por aviões acrobáticos. Só que ela tem medo de altura e nunca sequer entrou em um cockpit. No verão, durante uma apresentação perto da vila onde seus pais moram, a jovem conhece Auste, uma garota da sua idade que leva a vida com criatividade e ousadia. As duas se apaixonam, Sangaile permite que Auste conheça seu segredo mais íntimo e descobre que ela é a única pessoa que realmente a encoraja a voar.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Alanté Kavaité” espaco=”br”]Alante Kavaite[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Alanté Kavaité
Título Original: Sangailé
Gênero: Romance, Drama
Duração: 1h 28min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 16 Anos
Lançamento: Em Breve (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook