ORAÇÃO DO AMOR SELVAGEM (Crítica)

ORACAO DO AMOR SELVAGEM

4estrelas

Por Kadu Silva

ORACAO DO AMOR SELVAGEM04

O longa do catarinense Chico Faganello (Espírito de Porco), Oração do Amor Selvagem, não poderia ser mais atual, já que coloca em pauta as consequências do fanatismo religioso diante da sociedade omissa.

Os relatos reais de uma comunidade do interior de Santa Catarina, apresentam Thiago (Chico Diaz), um homem que vive com sua mulher e a sua filha Clara (Camilla Araújo), na fazenda de um homem conhecido por ser devoto de forças ocultas. Após a morte de sua mulher, ele resolve se mudar com a sua filha para uma vila mais calma, no entanto logo descobre que a comunidade é regida pelas leis espirituais do pastor Kurtz (Ivo Müller). É então, que ele se senti pressionado a seguir as regras locais, mas Thiago prefere agir de forma independente e viver em paz, sem regras impostas pelos homens em nome de Deus, por ser contrário, acaba sendo menosprezado pela comunidade, tudo se torna ainda mais complicado para ele, quando se apaixona pela irmã do pastor Kurtz.

O roteiro também de Chico Faganello foi desenvolvido através dos relatos reais dessa comunidade, que testemunhou a forte história de Thiago no final dos anos 70. O formato dá a narrativa um aspecto de filme de suspense ou podemos dizer de terror sufocante.

ORACAO DO AMOR SELVAGEM03

Ajudado por uma trilha sonora forte, Faganello narra a trajetória de Thiago num arco dramático extremamente envolvente e que beira o claustrofóbico. O espectador é envolto pelas reviravoltas da trama, e surpreendido por certos caminhos escolhido pelo diretor.

Aproveitando a mania popular de subverter as verdades diante de fatos marcantes, Faganello usa o realismo fantástico para conduzir certas subtramas e acrescentar ainda mais ao longa um teor fantasmagórico.

Chico Diaz é impressionante no papel do Thiago, seu olhar e sua expressão corporal é de dar calafrios. Vale destacar também o personagem vivido por Ivo Müller é a personificação pura da hipocrisia e frieza de alguém que se acha super ao outro.

Oração do Amor Selvagem além de dar ao público material para se discutir sobre como a religião pode ser o estopim para um desastre, consegue oferecer a quem quer somente se entreter uma história assustadora de um terror real.

ORACAO DO AMOR SELVAGEM01

SINOPSE

Thiago (Chico Diaz) é um homem de 40 anos que mora com a filha Clara (Camilla Araújo) na fazenda do velho Otaviano, um homem enigmático e devoto de forças ocultas. Quando ele resolve se mudar, a fim de proteger a pequena Clara e lhe dar uma condição melhor de vida, os dois vão para uma vila calma e muito religiosa, comandada pelo pastor Kurtz (Ivo Müller). Ele logo é obrigado a seguir as regras do local, que incluem frequentar as reuniões espirituais. Só que Thiago deseja viver em paz com sua consciência e não pretende seguir nenhuma regra divina, imposta pelos homens, e assim é visto com desgosto por Kurtz. A situação piora quando ele se apaixona por Miranda, que é irmã do pastor.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Chico Faganello” espaco=”br”]Chico Faganello[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Chico Faganello
Título Original: Oração do Amor Selvagem
Gênero: Drama, Terror
Duração: 1h 35min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 16 anos
Lançamento: 10 de dezembro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário