OS INFRATORES (Crítica)

OS INFRATORES

4estrelas

FICHA TÉCNICA

Título Original: Lawless
Ano do lançamento: 2012
Produção: EUA
Gênero: Drama, Faroeste, Policial
Direção: John Hillcoat
Roteiro: Nick Cave

Sinopse: Na década de 30, em plena Lei Seca, os irmãos Bondurant ganham a vida vendendo bebidas alcóolicas ilegalmente. O líder do trio é Forrest (Tom Hardy), que tem fama de invencível. Howard (Jason Clarke) é seu braço direito, enquanto que o caçula Jack (Shia LaBeouf) ainda precisa provar seu valor. Apesar dos problemas ocasionais com a polícia, o negócio deles vai bem. Só que Charlie Rakes (Guy Pearce), um policial enviado de Chicago, está disposto a usar todos os meios possíveis para capturar os irmãos.

Por Kadu Silva

Elegância narrativa

OS INFRATORES03

Uma das características que mais admiro nos grandes cineastas é saber contar bem uma história, afinal é o mais poderoso elemento para segurar o espectador diante da tela, mais que efeitos especiais ou qualquer outro recurso. E John Hillcoat é preciso no tom narrativo desse drama meio faroeste, deixando o público completamente hipnotizado pela história sangrenta dos irmãos Bondurant.

E história desses irmãos acontece na década de 30, em plena Lei Seca nos Estados Unidos, e os irmãos Bondurant ganham a vida vendendo exatamente bebidas alcoólicas ilegalmente. O mais velho é Forrest (Tom Hardy), o durão e o “chefe” da família, Howard (Jason Clarke) é o seu braço direito, enquanto o caçula Jack (Shia LaBeouf) ainda é imaturo meio ingênuo e vive em busca de mostrar seu valor para os irmãos. E o trio tem na cidade a fama de invencíveis. Quando o negocio começa a prosperar a máfia de Chicago envia Charles (Guy Pearce) para acabar com a concorrência na cidade provocando uma violenta disputa.

Essa grande e épica história é real, e foi contada inicialmente no livro Wettest County, de Matt Bondurant e o roteiro de Nick Cave, se baseou nessa obra para desenvolver para a telona a sangrenta história dos três irmãos.

E o roteiro se destaca pela forma como os personagens são apresentados e principalmente bem desenvolvidos na trama e, além disso, existe um cuidado de passar as informações sem pressa, tudo vem no tempo certo, deixando a narrativa perfeita para quem está acompanhando a trama.

A direção de John Hillcoat também é um grande destaque já que é muito segura e mostra uma visão muito elegante e bem conduzida da história, apresentando um “layout” ao faroeste pouco visto na telona.

Hillcoat imprime a trama também um humor leve que contrasta bem com o drama forte que os três irmãos vivem, seu “pulso” no domínio do filme é evidente, já que tudo funciona em perfeita harmonia no longa-metragem.

OS INFRATORES01

A direção de arte é um espetáculo a parte, a recriação de época dos anos 30 no interior dos Estados Unidos vista nos cenários e locações se mostram fundamentais para o enredo da trama, sem contar que os figurinos e a fotografia também auxiliam nesse conjunto de elementos que tornam o filme uma grande obra.

Outro ponto positivo do filme é o grande elenco, todos perfeitos, mas três se destacam pela composição dos personagens, muito ajudado pelo roteiro que dá mais enfoque neles. O primeiro é Tom Hardy que faz Forrest o mais velho dos irmãos Bondurant, sua postura corporal, sua entonação de voz, seu olhar, tudo é tão marcante que fica impossível não se identificar pela força do personagem – mais um grande trabalho do jovem e espetacular ator. Outro jovem ator que faz sua melhor interpretação na carreira é Shia LaBeouf, o tom utilizado para compor a ingenuidade e a mudança de postura do personagem são muito bem edificados pelo ator, e mesmo sua narração em off tem uma entonação emotiva que cai muito bem para o enredo da película.

De todos, o que mais impressionante é Guy Pearce que faz o que seria o vilão da trama, sua composição é genial, ele usa um rosnado na respiração para dar um ar de cão do mal ao personagem que de cara já impressiona, além disso, os diálogos e sua forma elegante conferem ainda mais imponência ao papel.

Se não bastasse esses já citados ainda no elenco temos nomes como Gary Oldman, Jessica Chastain, Mia Wasikowska e Jason Clarke, conferindo know-hall de sobra para o longa.

Alguns podem apontar alguns clichês que de fato tem ou mesmo pouco destaque para alguns bons personagens, mas nada tira o resultado final que se mostra perfeito para narrar essa saga impressionante de três rapazes do interior dos Estados Unidos que marcam a história local da cidade ondem viveram. O Ccine recomenda esse belo filme.

OS INFRATORES02

PRÊMIOS

FESTIVAL DE CANNES
Indicação: Palma de Ouro – Direção – John Hillcoat

TRAILER

Comente pelo Facebook