PAPÉIS AO VENTO (Crítica)

PAPEIS AO VENTO1

3estrelas

Por Kadu Silva

PAPEIS AO VENTO03

Amizade e futebol no universo masculino é algo que, em geral, rima perfeitamente bem. Pensando nisso, o diretor argentino Juan Taratuto (Um Namorado para Minha Esposa), resolveu levar para a telona, a adaptação do livro homônimo de Eduardo Sacheri, Papéis ao Vento, que conta a trajetória de um grupo de amigos, que após a perda de um dos parceiros da turma, tenta superar a perda, garantindo um bom futuro para a filha dele. Os amigos, ainda mais unidos, após o fato, tentam recuperar o investimento que eles haviam feito num jogador, que até então, era uma bela promessa, e que se revelou um verdadeiro “perna de pau”.

O roteiro também de Juan Taratuto, consegue através de flashbacks, construir perfeitamente bem, a personalidade de cada um dos amigos e revelar a trama que envolve essa “furada” aposta do grupo. O grande acerto é saber dosar muito bem, os momentos de aprofundamento dos dramas pessoais e usar o humor refinado nos diálogos para mostrar a paixão do povo argentino pelo futebol e infelizmente colocar luz no “sujo” bastidor do futebol, que se mostra uma manipulação comercial sem precedentes.

O elenco é outro acerto do filme, os atores retratam muito bem os personagens tão comuns nesse universo, além disso conseguem encontrar o timing ideal para o irônico texto do filme.

PAPEIS AO VENTO02

Com acabamento primoroso em termos técnico o filme, chama atenção, principalmente na fotografia, capaz de dar um teor poético a película, principalmente, quando o filme se passa no estádio de futebol, além disso a trilha sonora é incrivelmente bem selecionada, ajudando em muitos momentos no ritmo da narrativa.

Apesar do pano de fundo, que o futebol, chamar muito atenção, o grande legado do filme, se encontra em mostrar a importância da amizade na vida de um homem. É nesse quesito que o filme ganha em emoção e consegue a fácil identificação do público.

Papéis ao Vento é mais um belo exemplar do cinema argentino, que consegue retratar seu povo e suas paixões e ainda deixar uma bela mensagem sobre a amizade.

PAPEIS AO VENTO01

SINOPSE

Três amigos de infância —Fernando, Maurício e Russo— tentam superar a perda de outro amigo, “El Mono”, e garantir o futuro da filha dele. O desafio não é simples: eles devem recuperar um grande investimento feito por “El Mono” na compra de um jogador que era uma promessa do futebol, mas se mostrou péssimo. Como recuperar um investimento ruim? Como seguir com a amizade se os fracassos vão abrindo fissuras nas antigas lealdades? Baseado no livro homônimo de Eduardo Sacheri.

DIREÇÃO

[do action=”cast” descricao=”Juan Taratuto” espaco=”br”]Juan Taratuto1[/do]

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Juan Taratuto, Eduardo Sacheri
Título Original: Papeles en el Viento
Gênero: Drama, Comédia
Duração: 1h 38min
Ano de lançamento: 2015
Classificação etária: 14 anos
Lançamento: 19 de novembro de 2015 (Brasil)

TRAILER

Comente pelo Facebook

1 Comentário